O que você sabe sobre a história da pizza marguerita?


O que você sabe sobre a história da pizza marguerita?

Quando o assunto é pizza, todo mundo fica com água na boca e isso acontece no mundo todo. Algumas delas têm receitas que estão presentes em vários países como é o caso da pizza marguerita, já outras são feitas com ingredientes exclusivos e que agradam o paladar de um determinado local.

Independente de qual seja o recheio, esse é um prato que sempre agrada e pode ser consumido em diferentes horários do dia.

E quem pensa que somente as pizzas italianas é que são deliciosas, comete um engano. No Brasil temos muitas opções premiadas e dizem até que as paulistanas se igualam as da Itália.

Sendo verdade ou não, elas fazem parte do cardápio, mas, de onde surgem os recheios? Se essa é umas das suas dúvidas, hoje vamos falar um pouco da pizza marguerita.

Como essa pizza surgiu

Essa pode parecer mais uma pizza que surgiu apenas da combinação de ingredientes aleatórios, mas, a verdade é que o recheio, e até mesmo o nome, foram escolhidos com muito cuidado.

A história conta que em 1889 o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savóia estavam fazendo uma viagem a Nápoles, na Itália. Eles já tinham ouvido falar das deliciosas pizzas feitas na cidade e resolveram provar essa delícia.

O pizzaiolo Raffaele Esposito foi escolhido para preparar esse prato para realeza e sabia que não poderia decepcionar. Ele pensou em selecionar os melhores ingredientes e ter um diferencial.

Decidiu cobrir a massa com ingredientes frescos e incluiu tomates, queijo e manjericão. A escolha não foi aleatória, ele queria representar, visualmente, as cores da bandeira da Itália. Para completar e fazer uma homenagem, deu o nome da rainha para a pizza, que passou a se chamar marguerita.

Leia também: Como comer pizza de Napoli da maneira correta?

O rei e a rainha adoraram a mistura de sabores, ela virou um sucesso, começou a ser pedida cada vez mais e a receita se espalhou pelo mundo todo.

Com a receita cada vez mais difundida, ela começou a ser modificada e adaptada a diferentes paladares, por isso, ao provar uma pizza marguerita no Brasil e nos Estados Unidos fica fácil perceber a diferença entre elas.

As diferentes receitas da pizza marguerita

Como dissemos, a receita original sofreu variações e isso pode ser percebido tanto na massa como no recheio. Existem as opções de massa que lembram a tradicional, com ela fina e crocante. Porém, é possível encontrar uma massa mais fofinha e grossa.

O recheio também nem sempre é feito com ingredientes frescos. Em algumas localidades não se usa o tomate e sim o molho de tomate, que muitas vezes é industrializado. Há também quem misture o molho de tomate com os tomates frescos.

O queijo original usado é a muçarela, mas, em algumas versões é substituído pelo de búfala. E o manjericão pode ser o único tempero usado, como pode vir acompanhado de orégano. Ou simplesmente ser esquecido e substituído totalmente pelo orégano.

Quem deseja provar a original da pizza marguerita tem essa oportunidade, mas, precisará ir até Nápoles, na Itália. A pizzaria Brandi, que foi a criadora da receita, está em funcionamento até hoje. Ela é considerada um dos estabelecimentos mais antigos do mundo e oferece sabores tradicionais. Todos eles preparados com a massa fina, leve, crocante e ingredientes frescos, servidos acompanhados de azeite.